quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ligações Externas

Princípios de bacteriologia e Star Trek


No episódio Trouble with Tribbles (Problema aos Pingos) da segunda temporada da série clássica de Star Trek (Jornada nas Estrelas), uma criatura simpática e fofinha, como as ilustradas na foto acima, é trazida à nave, onde se reproduz tão rapidamente quanto uma bactéria. Afinal, assim como bactérias, tais criaturas apresentam tempo de geração (tempo necessário para a população dobrar de tamanho) curto, explosão populacional exponencial na presença de alimento e ambiente adequado; e mais de 50% de seu metabolismo direcionado à reprodução (crescimento populacional); porém, são gigantes em relação às bactérias conhecidas no Planeta Terra, “ronronam” e têm pelos.

Pingos são fáceis de fazer, mas quem quiser importar um, pode acessar a página de onde a figura foi obtida: http://www.thinkgeek.com/geektoys/plush/ac6e/.


Ao lado, cena do episódio.









Microbiologia e jogos de RPG

Fonte da figura: Livro dos Monstros, Dungeons and Dragons, última edição.

Ooze (figura à direita), traduzido como Limo pelo Livro dos Monstros do jogo de RPG Dungeons & Dragons, é uma classificação que engloba criaturas de aparência gosmenta e composição relativamente uniforme e que se movem por diferentes lugares envolvendo qualquer material orgânico que encontram pelo caminho para fins de alimentação.

Criaturas semelhantes realmente existem e são chamadas pela microbiologia de Bolores Limosos (foto abaixo). Parecidos com fungos, porém móveis, estes deslizam por superfícies alimentando-se principalmente das bactérias nestas presentes.
Fonte da figura: http://kentsimmons.uwinnipeg.ca/16cm05/16labman05/lb2pg1_files/Physarum_polycephalum.jpg


Fadas, magia e... Fungos!

Cogumelos da espécie Marasmius oreades (um tipo de fungo comum em campos) crescem em forma circular. Suas porções no centro do círculo morrem e as partes visíveis florescem em torno do mesmo. A grama no centro da formação pode adquirir aspecto mais escuro devido à falta de nutrientes naquela área. À estrutura formada, costuma-se chamar, no folclore europeu, de Circulo das Fadas (foto). Quem já leu sobre Changeling (uma lenda sobre fadas retratada também em jogos de RPG) ou mandalas, provavelmente ficaria curioso ao se deparar com um desses (fonte da foto: http://web.utk.edu/~extepp/profiles/OT/turfgrass/diseases/fairyring-l.jpg).

Nenhum comentário:

Postar um comentário