quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

De Alimentos

Santas bactérias! O que seria de mim sem elas?

Sem as reações que determinadas bactérias realizam em sementes de cacau não teríamos chocolates com o saboroso gosto de chocolate.(Fonte da figura abaixo: http://imagem.vilamulher.terra.com.br/interacao/thumb/75/congelar-alimentos-75-155-thumb-570.jpg.)


Bom disfarce - Perigo!

Muitos fungos e bactérias liberam substâncias tóxicas aos homens e a outros animais, assim, alimentos infectados podem causar males à saúde. Nem sempre que ocorre infecção, ocorre mudança de odor ou de aspecto físico do alimento. Se assim fosse, não haveria tantos casos de infecções alimentares. Por esse motivo, é importante atentar sobre a data de validade de cada alimento, em quantos dias o mesmo deve ser consumido depois de aberto e em quais condições deve ser armazenado.


A vovó já dizia...

“Murchou?” Provavelmente você já ouviu sua avó fazendo tal pergunta em relação a algum alimento, tal como salgadinhos daqueles que crianças adoram. Mas, afinal, o que é isso? Murchar, nesse caso, significa adquirir maior maciez devido ao ganho de água que provém do meio ambiente. Quando um alimento entra em contato com o ambiente, sua atividade de água (que é, basicamente, a quantidade de água livre nele presente) tente a se igualar a do ambiente em questão. Sendo assim, o alimento, normalmente, se torna mais úmido e, conseqüentemente, mais propício à degradação por fungos e bactérias. Esse é um dos motivos pelos quais mantemos alimentos em recipientes fechados! Lembre-se: ração de animais também é alimento, portanto, seque esse princípio.


Devoradoras de sal

Archaeas do gênero Halobacterium apresentam tamanha afinidade ao sal que podem crescer até mesmo dentro de cristais desse composto. Mesmo assim, o sal é um conservante freqüente usado em alimentos.


Hum que delícia de cheirinho de fungo...

Leveduras (conhecidas como fermento biológico) são fungos que, na massa de pão, fermentam açucares em álcool etílico e gás carbônico. O gás promove o “amaciamento” da massa e evapora, o álcool também evapora até o término do cozimento. Ainda como ação desses fungos, fica certa alteração no sabor da massa que confere ao pão parte de seu sabor característico.


Se não fossem eles, nosso banquete seria outro

Cerveja; vinho; uísque; conhaque; vodca; rum e vitaminas B e D são alguns produtos cuja produção industrial (ou ao menos parte dela) é dependente da atividade de leveduras (fungos). A produção do ácido cítrico presente em refrigerantes e diversas bebidas é dependente das atividades metabólicas de um bolor (outro tipo de fungo).


Beber água, só se filtrada!

A ocorrência de giardíase, entre outros problemas relacionados a diarréias em animais de estimação, pode ser reduzida se a água usada para o preparo de alimentos para esses animais for potável (filtrada), bem como a água oferecida para os mesmos beberem. É comum as pessoas pensarem que demais animais são menos sensíveis que humanos aos microorganismos que causam doenças; porém, essa é uma idéia errada! Animais como cães e gatos tendem a ser mais sensíveis, por exemplo, às toxinas produzidas por alguns fungos em alimentos como o milho. Ao ingerirem esses alimentos com níveis “imperceptíveis” de tais substâncias, humanos podem desenvolver cânceres ou outras doenças crônicas em longo prazo, já animais domésticos podem morrer em poucas horas ou mesmo em poucos dias (Fonte fa foto: http://downloads.open4group.com/wallpapers/amigos-cao-e-gato-dfaff.jpg).


Como determinar a data de validade?

É possível determinara data de validade de alimentos por matemática aliada à Microbiologia, a partir de experimentos e cálculos (que podem ser feitos por programas em computador). A área da microbiologia que faz isso é a microbiologia preditiva. Aparentemente complexa, mas bastante simples de aprender!


Organizar a geladeira conserva mais os alimentos!

Há várias temperaturas dentro de uma mesma geladeira e cada alimento deteriora menos a uma determinada temperatura, assim, basta organizar os alimentos na geladeira de maneira que durem mais. Veja como neste link: http://p5.proteste.org.br/alimentos/conserve-bem-os-alimentos-na-geladeira-s485431.htm.
Além da organização, o que conserva os alimentos é mantê-los lipos e secos, já que os micro-organismos são mais abundantes na sujeira e deterioram mais rapidamente na umidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário