quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Contundentes


Bactérias X Víris X Humanos
À esquerda, comparação esquemática do tamanho e forma virais com uma célula bacteriana e outra humana.


Vida quase extraterrestre

Recentemente, foi comprovado que existem bactérias vivendo na estratosfera! Estas são extremamente resistentes à radiação ultravioleta. Na realidade, bactérias podem existir em quase todos os lugares!


Vida a 113ºC

“A maior temperatura em que já foram encontrados seres crescendo equivale a 113ºC e o organismo encontrado é Archaea”. Isso é o que consta em livros atuais. A cada momento são encontradas novas espécies mais surpreendentemente tolerantes e exóticas. Invariavelmente são Bacteria e Archaea.


"Levante uma pedra e eu estarei lá..."

Em qualquer lugar da Terra onde exista água em estado líquido, como por exemplo, microbolsas líquidas em gelo a menos 10º C, podem existir micro-organismos com metabolismo ativo. Isto pode ocorrer também em líquidos com temperaturas inferiores à citada, quando misturados a substâncias anticongelantes.


Bactérias em combate ao aquecimento global

A quantidade de carbono presente nos microorganismos, especialmente em bactérias, equivale à quantidade desse elemento presente em todos os vegetais do mundo! Sem falar que algumas bactérias (cianobactérias) realizam fotossíntese oxigênica e muito provavelmente foram os primeiros organismos a produzir oxigênio no planeta!

A quantidade de nitrogênio e fósforo presente nos micro-organismos é cerca de 10 vezes superior a encontrada em toda biomassa vegetal.


Bactérias nutritivas!

São as células procarióticas, a principal fração se biomassa na Terra e o reservatório-chave dos nutrientes essenciais à vida.


Micróbios são gente boa!

A grande maioria dos microorganismos é benéfica a vida, de maneira geral. Apenas uma minoria (patogênica) é causadora de doenças.


Nem os professores de faculdade admitem...

Archaea hipertermófilas possuem monocamada (ao invés de bicamada) lipídica e carbono 40 (ao invés de ácidos graxos) compondo sua membrana plasmática!


Cuidado ao explodir uma bactéria!

Devido a pressão osmótica, algumas bactérias tem pressão interna equivalente a de um pneu (2atm)!


Uma bactéria sozinha não faz verão

Os fungos são os principais agentes da biodegradação da matéria orgânica na Terra.


Vírus seriam capazes de destruir toda a vida, toda!

Células de todos os domínios da vida podem ser parasitadas por vírus!


Vírus designer :-)

 Tulip breaking virus é um dos vírus responsável pelo padrão fragmentado das cores das pétalas de tulipa (foto); ele já foi manipulado geneticamente para gerar ainda mais padrões de fragmentação  (fonte da foto: http://farm3.static.flickr.com/2412/2467034663_461629b6a4_o.jpg).


Na guerra, micro-organismos mataram mais que bombas!

Durante a segunda guerra mundial, a principal causa de morte dos soldados em campo de batalha deveu-se a doenças infecciosas causadas por micro-organismos.


Além de estarem em tudo, eles ressuscitam! Amem!

Muitos micro-organismos podem voltar a ter metabolismo ativo (viver), após seu congelamento.


Puts, e o que eu memorizei até agora... ?

O “Pandoravirus” é o maior de todos os vírus estudados (até hoje), sendo maior que várias bactérias. O "Mimivirus" (foto), também enorme, tem seu material genético naturalmente composto por DNA e RNA. Talvez esses organismos ainda serão classificados em outro reino ainda inexistente. (fonte da foto: http://i.livescience.com/images/h_mimivirus_one_02.jpg).


Em guerra constante

Mais da metade do oxigênio disponível na atmosfera terrestre é produzida por micro-organismos aquáticos; a cada dia, vírus infectam e matam cerca de 50% da população total desses seres vivos! A tempo, a população é reposta e novamente exterminada!
Fonte: “A Silenciosa Música do Microcosmo”, Ciência Hoje e Diário do Grande ABC, 14 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário